1818

Em 06 de junho de 1818, no Rio de Janeiro, D. João VI cria o Museu Real, “querendo propagar os conhecimentos e estudos das sciencias naturaes do Reino do Brazil, que encerra em si milhares de objectos dignos de observação e exame [...]”. O decreto original foi perdido no trágico incêndio que atingiu o Museu Nacional/UFRJ em 2018.

1859-1861

É instaurada a Comissão Científica de Exploração, primeira expedição composta apenas por cientistas brasileiros e que resultou na ampliação das coleções nacionais de História Natural.

1875-1878

A Comissão Geológica do Império coleta muitos acervos para o Museu na região amazônica e em territórios dos atuais estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco. Marc Ferrez faz a primeira grande representação fotográfica das regiões.

1882

A Exposição Antropológica Brasileira no Museu Nacional inova na forma de expor e é considerada um dos eventos científicos brasileiros mais importantes do século XIX.

1889

Após a Proclamação da República, a família imperial deixa o Paço de São Cristóvão. Diversos objetos científicos que ficaram no local foram doados ao Museu Nacional.

1889-1891

O Paço de São Cristóvão abriga a Assembleia Nacional Constituinte, que redigiu a nossa primeira constituição republicana.

1892

O Museu Nacional é transferido de Campo de Santana (atual prédio do Centro Cultural Casa da Moeda) para o Paço de São Cristóvão, na Quinta da Boa Vista. Exposições permanentes são abertas ao público.

1907-1915

Pesquisadores do Museu Nacional/UFRJ participam da Comissão Rondon inventariando a fauna e a flora e coletando material pelo caminho entre Mato Grosso e Amazonas.

1916

Uma comissão científica vai à Ilha Trindade (ES), coleta materiais, faz registros fotográficos e classifica espécies até então inéditas, principalmente aves e peixes.

1925

Em 7 de maio, o físico alemão Albert Einstein visita o Museu e é recebido pelo diretor Roquette-Pinto e pelos cientistas da época.

1926

No dia 2 de agosto, Marie Sklodowska Curie — a Madame Curie — conhece o Museu. A polonesa naturalizada francesa foi a primeira e única mulher a receber dois prêmios Nobel em áreas distintas: Física e Química.

1927

O antropólogo Edgard Roquette-Pinto cria a Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional/UFRJ, primeiro setor educativo de museus brasileiros.

1928

Santos Dumont — o pai da aviação — visita mais de uma vez o Museu Nacional/UFRJ para testar seus inventos no Jardim das Princesas.

1937

É fundada a Sociedade Amigos do Museu Nacional, a primeira do gênero no Brasil, para apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão do Museu.

1938

O Paço de São Cristóvão e a Quinta da Boa Vista são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

1946

O Museu Nacional passa a fazer parte da Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

1989

A Biblioteca Central do Museu é transferida para um prédio no Horto Botânico, construído para abrigar mais de 500 mil volumes e obras raras.

1994

O prédio do Departamento de Vertebrados é inaugurado com coleções zoológicas, laboratórios, escritórios e salas de aula.

2003

A exposição temporária Em busca dos dinossauros tem recorde de mais de 100 mil visitantes em 6 meses.

2007

Inaugurado o prédio do Departamento de Botânica, com o Herbário do Museu Nacional/UFRJ.

2009

Depois da restauração de telhados e espaços internos, a fachada principal do Paço é restaurada e volta a ter a cor amarela do período imperial.

Veja como ficou

2018

Em 6 de junho, a comunidade celebra os 200 anos do Museu.

2018

Em 2 de setembro, um incêndio de grandes proporções atinge a instituição. Começa a mobilização para a sua reconstrução.

CONSTRUINDO O AMANHÃ