O Museu Nacional/UFRJ e o Goethe-Institut Rio de Janeiro desenvolveram a ação cultural "O que você sonha para o Museu Nacional?". Os trabalhos artísticos selecionados foram expostos nos tapumes da obra no Paço de São Cristóvão, destacando temas como a importância da ciência no cotidiano, o que nos une e o que nos diferencia socialmente, geodiversidade e biodiversidade.
Em parceria com o Goethe-Institut, o Museu Nacional/UFRJ realizou o evento “Museus em Diálogo: Cooperação e Conexões com a Sociedade - Uma plataforma para diálogo entre especialistas”, que reuniu instituições centenárias e especialistas de museus da América do Sul e Europa, nos dias 03 e 04 de junho de 2021.
Celebrando os 204 anos do Museu Nacional/UFRJ, a Cidade das Artes (Rio de Janeiro) recebeu, em 06 de junho, a exposição “Que baleia é essa?”, com um esqueleto de baleia-cachalote de 15,7 metros de comprimento. A mostra contou com o patrocínio do Governo da Alemanha e o apoio do FUNBIO e da Prefeitura do Rio de Janeiro.
Em 25 de novembro, o Museu Nacional/UFRJ selou a sua primeira cápsula do tempo em frente ao Paço de São Cristóvão. Produzida pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), parceiro do MN, a cápsula contém mais de 100 itens. Entre eles, cartas de autoridades, jornais, documentos, vídeos, fragmentos de revestimentos do Paço de São Cristóvão, desenhos de alunos de escolas públicas, um dente de uma baleia-cachalote, um kit covid, entre outros objetos e lembranças. A abertura da cápsula está prevista para 2072.
Projeto Museu Nacional Vive lança novo site da campanha de recomposição de acervos e a exposição virtual “Recompõe.mineralogia”.
Acesse: